sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Esforços inócuos

Transitar pela vida é estar na própria vida, com todas as dificuldades que isso implica. Mudamos radicalmente do ser para o ter sendo e, com isso, a vida se tornou mais pobre em suas possibilidades significativas. Parece-me que ficamos todos a reboque das descobertas, das invenções, das tecnologias, tantas e todas, que se expandem a cada dia. No fundo, bem no fundo, somos apenas esses angustiados, com todas as frustrações de percurso. Não se pode falar em felicidade quando não temos um contexto de felicidade. E, assim, recorremos aos estratos, aos fragmentos, aos efêmeros momentos de gratuidade e recompensa individual. A falsa sobrevalência do sujeito. Torna-se difícil pensar na complexidade das coisas que aí estão, porque querem nos fazê-las tão simples e banais, quase que "naturais". Diálogos impossíveis, conversas corriqueiras, sem qualquer novidade sobre os horizontes. Uma espécie de desmonte das expectativas. Um lugar-comum como finalidade existencial. Foi apenas isso que sobrou? Tantos esforços inócuos...

Nenhum comentário: